Este projeto de pesquisa, vinculado ao grupo Documentação, Modelagem e Conservação do Patrimônio, versa sobre os discursos arquitetônicos produzidos entre 1860 e 1930, com ênfase na formação dos campos teóricos luso-brasileiros compreendidos numa abordagem global. Diante das múltiplas abordagens das quais esse período tem sido objeto, privilegia-se a temática do cosmopolitismo e do nacionalismo na formulação de manifestos, análises e obras construídas pertencentes aos diversos movimentos e ideologias vigentes no recorte cronológico escolhido. Será evidenciada, sobretudo, a tensão entre as diversas correntes ecléticas, os tradicionalismos nativistas e, complementarmente, as vanguardas.

ResearchGate: https://www.researchgate.net/project/Classical-traditional-eclectic-Brazilian-architecture-in-the-long-19th-century
Coordenação: Pedro Paulo Palazzo
Clássico, tradicional, eclético: arquitetura brasileira no longo século XIX

Assume-se como problema central desta pesquisa, destarte, a necessidade de resgate do panorama teórico do ecletismo, evidenciando a diversidade de pensamento nos próprios termos dos profissionais, críticos e obras do período 1860–1930. Para tanto, propõe-se, no lugar da dicotomia convencional historicismo–modernismo, avalizar outras caracterizações mais granulares. Em particular, defende-se a viabilidade interpretativa de um gradiente classicismo–nativismo; essa perspectiva respeita as particularidades e as clivagens intrínsecas à formação dos discursos teóricos durante o longo século XIX. Esse quadro de leitura será empregado na demonstração da cultura crítica do ecletismo brasileiro, tendo em vista suas especificidades quanto à formulação de um discurso nacionalista às margens de uma cultura erudita ampla e cosmopolita.

Este projeto de pesquisa empregará, como fontes, tanto a produção textual quanto a obra construída no período em estudo. Dar voz aos autores, a suas críticas e teorizações explícitas, é o instrumento pretendido para superar a imposição retrospectiva de marcos interpretativos oriundos do modernismo. Ao mesmo tempo, esse universo textual não abarca todo o acervo edificado desse período, caracterizado por um processo acelerado de urbanização. Assim, a leitura do objeto arquitetônico constitui-se em recurso indispensável para a elaboração de uma narrativa abrangente da arquitetura eclética. Os debates políticos e sociais atinentes ao nacionalismo e ao nativismo, para além do campo estrito da profissão arquitetônica, fazem naturalmente parte do corpo documental vinculado ao tema. Em que pese a relevância de eventuais documentos textuais ou gráficos inéditos, o material publicado e as obras construídas apresentam maior relevância por comporem o contexto de discussões verdadeiramente públicas.

De modo a retratar o panorama teórico e edificado do período estudado, privilegiam-se abordagens formalistas na análise das fontes. A ênfase habitual em expor a ligação entre as arquiteturas historicistas e seus precedentes, ainda que seja um procedimento interpretativo válido, não exaure os significados e as associações que podem ser extraídas dos pensamentos ecléticos. A análise de obras e projetos segue parâmetros predominantemente morfológicos. Por analogia, extrapola-se a metodologia de aspectos tipológicos — convencionalmente entendidos como questões de planta baixa — para tipologias iconográficas, tendo em vista ser este um aspecto preeminente do ideário eclético. Essa abordagem é complementada pelo indispensável mapeamento semântico dos elementos formais.

A produção científica visa a suprir a carência de reflexões acerca da teorização e crítica da arquitetura eclética numa perspectiva abrangente e transnacional. Deve contribuir, em especial, para a consolidação de um panorama acadêmico brasileiro de discussão acerca da teoria da arquitetura nacional antes do movimento moderno. A atuação nesse âmbito articula-se, especialmente, junto à constituição de uma massa crítica de pesquisas, amparada na crescente representatividade de alunos de pós-graduação neste programa com projetos versando sobre arquitetura não moderna.

Projeto vinculado à linha de pesquisa História e Teoria da Arquitetura, área de concentração Teoria, História e Crítica do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Financiamento

Fonte Natureza Valor financiado
CNPq 1 bolsa de iniciação científica 2020–2021 BRL 4800

Egressos

Relatório de destaques Sucupira 2017–2020

Indicadores

Docente Ministrou pelo menos 1 disciplina/ano Orientações concluídas Orientações em andamento Projetos com discentes Projetos com financiamento Orientações que resultaram em publicações
Pedro P. Palazzo Sim, excetuado período de licença 3 4 Sim Sim, CNPq 3

Destaques

Teses e dissertações com produção derivada

2020
Octávio Scapin Costa Pereira, “Arquitetura e Psicanálise: Atravessamentos teóricos a partir da década de 1960” (Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Brasília, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2020).
A pesquisa aborda problemas teórico-críticos relevantes para uma epistemologia da história da arquitetura.

2020
Gabriel Ernesto Moura Solórzano, “Superquadra de Brasília: projeto, arranjo, percepção” (Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Brasília, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2020).
A dissertação explora a aplicabilidade do instrumental da morfologia urbana e arquitetônica na análise do espaço modernista enquanto situação limite. Ela se insere, assim, na interface entre os estudos da cidade tradicional e a ruptura desses paradigmas exemplificado no caso da superquadra modelo de Brasília.
2020
Pedro P. Palazzo e Gabriel Ernesto Moura Solórzano, “Relações de escala na superquadra de Brasília: paradigma ou mistificação?”, Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, nº 25 (14 de março de 2020): 107–28, https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n25.2020.8. Qualis B2 nacional

2018
Anabel Sousa Lima, “Narrativas do urbano nas Cidades Invisíveis de Italo Calvino” (Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Brasília, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2018).
Esta pesquisa tem por objeto teórico os modos de falar da arquitetura no período de inflexão pós-68. Explora o conceito de fragmento como método de escrita historiográfica e crítica da arquitetura.

2018

Produção intelectual docente

2020
“Literary History and Architectural Traditionalism in Portugal and Brazil”, Traditional Dwellings and Settlements Review 32, nº 1 (Outono de 2020): 25–36. Qualis B2 internacional
Este artigo sintetiza o escopo deste projeto de pesquisa, transitando entre condicionantes políticas e dinâmicas internas à prática profissional da arquitetura, e desconhecendo fronteiras nacionais.
2018
Accouplement: Vicissitudes of an architectural motif in classical France”, in Building knowledge, constructing histories, org. Ine Wouters et al., vol. 2 (Leiden: CRC : Balkema, 2018), 1029–36.
Este capítulo trata da circulação de motivos arquitetônicos enquanto indicador de ideias que persistem na longa duração. Esta circulação evidencia dinâmicas internas ao ofício, atravessando mudanças em contextos socioeconômicos, tecnológicos e culturais mais amplos.
2018
“Tipologia da edificação na arquitectura vernácula da Beirã = Building typology in the vernacular architecture of Beirã”, in Um projecto de futuro para a Beirã (Marvão) baseado na arquitectura e urbanismo de tradição alentejana = A project for the future of Beirã (Marvão) based on the traditional architecture and urbanism of the Alentejo region, org. Alejandro García Hermida (Lisboa: Fundação Serra Henriques, 2018), 91–97, https://www.premiorafaelmanzano.com/wp-content/uploads/2018/12/Livro_FSH_Marvao-1.pdf.
Este capítulo estabelece as bases de uma teoria tipológica da edificação tradicional luso-brasileira que possa formar uma base descritiva e explicativa para desenvolvimentos da tradição tardia (séculos XIX e XX).
2017
“The Missing ‘Brazilianness’ of Nineteenth-Century Brazilian Art and Architecture”, in Whose Tradition? Discourses on the Built Environment, org. Nezar AlSayyad, Mark Gillem, e David Moffat (London : New York: Routledge, 2017), 168–87., em coautoria com Ana Amélia de Paula Moura.
Este capítulo participa de um diálogo internacional a respeito de apropriações do conceito de tradição em diferentes regiões no final do século XIX e início do XX.

Produção intelectual discente

2020
Palazzo e Solórzano, “Relações de escala na superquadra de Brasília”. Qualis B2 nacional
2019
Gledson Rodrigues Nascimento, “Imagens fotográficas sobre autoritarismo e manifestações estudantis contra os cortes na educação nas cidades de Goiânia e Londrina 15 maio 2019”, Domínios da Imagem 13, nº 25 (2019): 116–40, https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p116. Qualis B5 nacional
2018
Camila de Queiroz Pimentel Lopes, “Natividade – Tocantins: Registros de sua História”, in Anais do 5º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação (5º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, Belo Horizonte: UFMG : Even3, 2018), https://even3.com.br/anais/arqdoc/71115-natividade–tocantins–registros-de-sua-historia.